segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A coroa Franciscana das Sete Alegrias de Maria

As Sete Alegrias de Maria

Contemplemos...

1. A Alegria de Maria quando o Anjo Gabriel anunciou que ela seria Mãe de Deus.
2. A Alegria de Maria quando ela visitou sua prima Isabel.
3. A Alegria de Maria quando ela deu à luz o Menino Jesus em Belém.
4. A Alegria de Maria quando os três Santos Reis adoraram o Menino em Belém.
5. A Alegria de Maria quando ela achou o Menino Jesus no Templo com os doutores da Lei.
6. A Alegria de Maria quando Jesus apareceu a ela depois da sua gloriosa Ressurreição.
7. A Alegria de Maria em sua Assunção ao Céu, onde foi coroada Rainha do Universo.

Origem
Na história da Ordem Franciscana, lemos que houve um jovem noviço que estava com tentações de deixar a Ordem porque não podia oferecer, como de costume, à imagem de Nossa Senhora uma coroa de flores.

Antes de sair, parou diante da imagem de Maria que estava na capela do noviciado e rezou por algum tempo. 

A Rainha do Céu apareceu ao jovem e, sorrindo, disse:
Meu filho, não fique triste porque não podes oferecer-me uma coroa de flores. 

Vou demonstrar-te como trançar uma coroa que não murchará e que me agradará mais do que as belíssimas de flores. Oferta-me esta Coroa diariamente: um Pai-nosso e dez Ave-Marias em memória da Alegria que tive quando o Anjo me anunciou que fora escolhida para ser Mãe de Deus. 

Repete estas orações em memória da Alegria que experimentei ao visitar minha prima Isabel. 

Oferece a mesma homenagem pela Alegria que tive quando dei à luz o Menino Jesus e faze o mesmo pela minha Alegria na adoração dos três Santos Reis...pela Alegria que dominou a minha alma quando achei meu Filho adorado com os doutores no Templo...pela Alegria que senti quando Jesus me apareceu de sua ressurreição; e, finalmente em memória de minha gloriosa Assunção ao Céu, onde fui coroada Rainha dos Anjos e dos homens, 

Acrescentarás ainda mais duas Ave-Marias para completar o número de setenta e dois que representa o total de anos que vivi neste mundo. Se me ofereceres esta Coroa diariamente, tu me darás grande alegria e honra e receberás as maiores graças e bençãos.

Como rezar
Começa-se logo com a primeira dezena, rezando um Pai-nosso e dez Ave-Marias e se prossegue com as seis dezenas seguintes, anunciando uma Alegria em cada uma delas.
Depois de cada dezena, pode-se rezar a aspiração de Fátima: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei especialmente as que mais precisarem".
Ao final da sétima dezena, acrescentam-se mais duas Ave-Marias para completar o simbolismo dos setenta e dois anos que se supõe ter durado a vida de Nossa Senhora na terra. Depois reza-se um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória, pelas intenções do Santo Padre, para ganhar as indulgências concedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário