domingo, 30 de novembro de 2014

Terço do perdão

(para meditar os mistérios dolorosos)

Primeiro mistério
No primeiro mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele orou e suou sangue no horto, porque muitas vezes me deixo levar pelo orgulho, egoismo, vaidade, raiva e ódio.

Segundo mistério
No segundo mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi açoitado na casa de Pilatos, porque muitas vezes me deixo levar por ciúme, inveja, auto-suficiência, hipocrisia, pecados da língua, preguiça e mentira.

Terceiro mistério
No terceiro mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi coroado de espinhos, porque me deixo levar por maus pensamentos, más palavras, julgamentos e condenações, impurezas e infidelidades.

Quarto mistério
No quarto mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele carregou a cruz, porque muitas vezes cometo pecados por falta de aceitação, por reclamar e murmurar, recusando-me a carregar a minha cruz.

Quinto mistério
No quinto mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi crucificado por causa da falta de confiança que tenho devido ao medo.
Senhor Jesus, do alto da cruz o Senhor me ensinou a perdoar. Ajuda-me a perdoar e a amar as pessoas.
Eu perdoo..........(citar nomes);eu amo e perdoo......(repetir várias vezes)

Para rezar o terço

1. Na cruz, rezar o Credo.

2. Nas contas grandes: rezar o Magnificat:

E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, a partir de agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço. Desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abrão e sua posteridade, para sempre. (cf. Lc 1,46-55).


3. Nas contas pequenas: (Dez vezes)
"Eu amo e perdoo, eu perdoo e amo".

4. No final de cada dezena, rezar o Glória e acrescentar:
Senhor Jesus, abençoa..........(citar os nomes das pessoas às quais se está perdoando) e ajuda-me a perdoar-lhes, amá-las e aceitá-las como elas são.

5. Ao final rezar a Salve Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário